Para que se possa tirar o máximo de proveito e atingir o objetivo a que se propõe com este instrumento, você deve se envolver com ele não como uma obrigação imposta pelo professor, mas como quem busca aprender algo novo e diferente, algo que dê prazer e satisfação pessoal, algo que, ao mesmo tempo que desperta, “mata” a curiosidade.
Ao ler o seu conteúdo, logo você irá perceber que não se trata de um instrumento que se ocupa pura e simplesmente de números e fórmulas, como poderia sugerir a disciplina de que ele trata: A Matemática. Isso porque a nossa proposta é de, inicialmente, procurar sanar uma das maiores causas da dificuldade que grande parte dos estudantes sente no estudo da Matemática: a falta de capacidade de interpretação.
Aqui, aos poucos, você vai encontrar jogos, textos literários, músicas e charadas que terão como objetivo desenvolver a sua capacidade de interpretação e o seu raciocínio lógico, que irão lhe ajudar na resolução de questões, tanto da Matemática quanto de todas as outras disciplinas. Para alcançar esse objetivo, procure se envolver com o seu conteúdo e encare a nossa disciplina de forma diferente.
Desde já, pense a Matemática de outra forma. Matemática, à partir de agora é:
- Interpretação;
- Lógica;
- Cálculo.
Interpretação: Ao se deparar com uma questão, o primeiro passo a se dar, é lê-la com atenção e se perguntar o que o problema está pedindo;
Lógica: Percebendo o que pede a questão, o passo seguinte é se perguntar como se chega ao resultado com os dados que o problema traz, quais dos conteúdos estudados, não só no ano corrente, mas em toda a sua vida escolar, poderão ajudá-lo(a) na resolução do problema;
Cálculo: Após interpretar a questão e usar o raciocínio lógico, decifrando o que se pede e como chegar ao resultado, faz-se os cálculos necessário para resolver a questão.
É importante saber ainda, que periodicamente lançaremos atividades avaliativas para perceber a eficácia desse instrumento. Por isso, fique sempre atento e cuidado com os prazos.
Como primeira tarefa, leia com atenção o que segue abaixo e dê a sua opinião a respeito do texto intitulado “Uma Grande Verdade”. Observe que estamos pedindo a sua opinião. Logo, não existe resposta certa ou errada. Não se preocupe com a resposta em si, mas em entender o texto e dar uma opinião crítica de forma sincera. O que será avaliado não é se você concorda ou não com o texto, mas se você está realmente entendendo bem o que ele diz.
Por fim, deixo algumas dicas que poderão ajudá-lo(a) no decorrer desse ano letivo e por toda a sua vida acadêmica, não só na nossa disciplina, mas em todas que você estuda. Se você segui-las, pode ter certeza de que irá perceber que elas são válidas. Não fazem milagre, mas ajudarão lhe em muito nos estudos.
Boa caminhada!
UMA GRANDE VERDADE!!!
"A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o Universo."
Galileu Galilei
Em meus quatorze anos de magistério, perdi as contas de quantos alunos me perguntaram: Professor, quem inventou a Matemática??? Minha resposta sempre foi a mesma: Ninguém inventou a Matemática, ela foi criada por Deus e vem sendo descoberta pelo Homem, ao longo do tempo, de acordo com as suas necessidades.
Disso sempre tive convicção, mas faltavam-me subsídios histórico/científicos para poder argumentar a favor desse meu pensamento, fato resolvido desde que, em 2009, tomei conhecimento dessa frase inspirada e inspiradora do físico, matemático, astrônomo e filósofo Galileu Galilei. Inspirada pela grande felicidade de um grande cientista admitir que o Homem nada cria, apenas descobre o que sempre existiu, mesmo antes do surgimento de sua raça na face da Terra. Inspiradora por poder servir aos orgulhosos de plantão, que acham que o Homem é capaz de "inventar", "criar" alguma coisa, uma excelente oportunidade de meditar e rever seus pensamentos acerca da capacidade humana.
Sejamos humildes e observemos a perfeição (física e matematicamente calculada) do Universo, que não deixa dúvidas de que Alguém de extrema, infinita, soberana e indiscutível inteligência o projetou. Como poderia o Homem, que só surgiria nesse Universo nos últimos minutos (ou seriam segundos???) do dia trinta e um de dezembro do ano da Criação (se assim transformássemos o tempo do Universo em um ano, segundo cálculos dos próprios cientistas) ter criado a Matemática? Calcula-se a idade do Universo em aproximadamente 13,7 bilhões de anos e estima-se que o Homem surgiu há cerca de 150 mil anos. Como poderia ele ter "criado" algo que já fora usado bilhões de anos antes de seu surgimento? Tal idéia é comparável à afirmação de que eu tenha "criado" a escrita.
Deixo essa comparação e esses questionamentos para a sua reflexão a respeito desse meu humilde pensamento concordante com o grande Gelileu Galilei:
"A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o Universo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário